quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O que é e como vem se desenvolvendo a Aromaterapia



Aromaterapia é um ramo da medicina natural que utiliza os óleos essenciais no tratamento de doenças físicas e emocionais, dentro de uma concepção holística, ou seja, atua no corpo, na mente e na alma.O que diferencia a Aromaterapia de outros tratamentos é sua forma de uso. Os óleos essenciais podem ser usados de diversas maneiras, dependendo da função. Facilmente incorporados no dia a dia, pois além de puros podem ser usados como óleos de massagem ou óleo corporal pós banho (a pele absorve e manda pra circulação sanguínea), no hidratante facial, no shampoo, no aromatizador ambiental, em perfumes, e por aí vai. Puros são usados em escalda pés, no travesseiro pra insônia, em inalações, feridas, verrugas, e por aí segue tbm.
O tratamento com óleos essenciais datam de aproximadamente 6000 a.C.. Egípcios e Mesopotâmicos já usavam como medicamento, cosmético e em rituais espirituais. São encontradas referências sobre os óleos inclusive em passagens da Bíblia.
Através dos tempos seu uso nunca foi completamente esquecido. Na Idade Média, os europeus, convencidos de seu poder anti-séptico, usaram ostensivamente plantas aromáticas pra combater a Peste Negra.
No início do século XX a pesquisa científica teve início pelo químico francês René Maurice Gattefossé, que teve seu trabalho motivado por uma experiência pessoal (se não me engano, queimou gravemente o braço e instintivamente colocou a parte queimada num recipiente cheio de Lavanda, constatando assim seu poder regenerador e cicatrizante). O termo Aromaterapia foi criado por ele, depois de pesquisas científicas.
O trabalho de Gattefossé inspirou o médico Jean Valnet a usar os óleos em combatentes feridos durante a Segunda Guerra, obtendo com eles excelentes resultados. O livro "Aromathérapie" de Valnet, publicado em 1964 marca o crescimento do interesse por essa "medicina dos aromas" na Europa.
Hoje os óleos essenciais podem ser encontrados na maioria das farmácias da Inglaterra e da França, países onde a Aromaterapia é uma opção de tratamento cada vez mais adotada por médicos, terapeutas e profissionais da área de saúde e muito na área de cosméticos tbm.
Aqui no Brasil ainda não é considerada como uma opção pela maioria, mas é com esse intuito que criamos a loja, as diluições e a criação cada vez maior de produtos, tendo como base os óleos essenciais, juntando com óleos vegetais, riquíssimos, do nosso país e de outros.
Teremos muito prazer em receber, informar e indicar tratamentos.
Aqui temos, além do Óleos Essenciais puros, a diluição com óleos vegetais, perfumes, aromatizadores ambientais, hidratantes faciais, creme para a área dos olhos e fazemos diluições personalizadas, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Ateliê de Aromaterapia, Vila Flores, Maringá RJ, Visconde de Mauá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário